segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Relação entre Multinacionais e Globalização

Muitas multinacionais sofrem perdas devido à falta de um planejamento que contemple as particularidades econômicas e estruturais dos países em que atuam. É o que mostra a pesquisa “Descobrindo o Valor da Globalização”, da consultoria Deloitte, realizada com 800 corporações globais entre 2003 e 2004. A pesquisa afirma que 80% das empresas multinacionais não estão sendo capazes de aproveitar todo o potencial de retorno sobre seus investimentos – simplesmente porque ignoram a logística, a tributação e outros aspectos relativos à economia local.
"Falta uma visão de conjunto", atesta Celso Kassab, gerente sênior da área de consultoria empresarial da Deloitte. Ele defende que as multinacionais deveriam focar mais o seu negócio em três pontos básicos: infra-estrutura, competitividade e questões tributárias dos países em que atuam. "Se uma companhia souber unificar estes três pilares, poderá trabalhar com qualquer negócio, independente do local", analisa Kassab. O estudo destaca ainda que as empresas globais que obtêm os melhores índices de aproveitamento sobre suas operações lucram 73% mais que a média de suas concorrentes. (Marcos Graciani)
Link relacionado:Deloitte

Nenhum comentário:

Postar um comentário